Alerta & Responsabilidade: Sobre Fake News


SOBRE FAKE NEWS
Antes de qualquer crítica é bom que conheçamos um pouco aquilo que iremos criticar. Responde com pressa aquele que escuta com pressa, e aquele que escuta com pressa não escuta bem e não pensa para responder.

"O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua." Provérbios 18:13

Há um termo na moda hoje que é o termo "fake news", ou notícias falsas em português. Dá-se a impressão que nunca antes na história houvessem notícias falsas, mas isso não é verdade, elas não apareceram hoje e não começaram agora, e no assunto política quase ou sempre existiram.

Desde muito tempo fofocas, boatos e mexericos fazem parte da história da humanidade. A bíblia condena tais atos, chegando a dizer que nossa língua é como um pequeno fogo que pode colocar fogo em um bosque inteiro. Nossa língua pode matar ou dar a vida.

O problema dos dias atuais é que as notícias falsas ganharam um poder de bomba atômica no quesito disseminação. Aquilo que no passado era restrito apenas a poucas pessoas, ou a um país, agora em poucos segundos está acessível a bilhões de pessoas na rede mundial.

Em nossos dias a maior dificuldade é ensinar as pessoas o perigo das "fake news" e criar na população maturidade e equilibrio emocional tal que transforme cada pessoa num investigador dos fatos antes de propagá-los. Isso não se trata de padronizar a opinião, mas de checar em fontes confiáveis a veracidade de informações antes de simplesmente sair por ai divulgando elas.

A medida que a mídia tradicional, que precisa de bilhões de reais para se manter, perde gradualmente a sua hegemonia e ganha um competidor a altura (ou ainda mais eficaz), que são as mídias sociais e a internet livre, território que iguala o acesso a informação e a divulgação de informação por parte de pessoas independente do quanto de dinheiro elas possuam --- sim, pois antigamente seria necessária uma estrutura bilhonária para transmitir um programa ao vivo para milhões de pessoas, hoje basta uma conta no youtube, ou facebook (grátis), e um celular mediano com uma conexão a internet razoável  e você pode falar com milhões de pessoas sem precisar de estrutura nenhuma --- a medida que esta facilidade de transmitir e receber informações por qualquer um cresce, precisa crescer nossa consciência da responsabilidade e dos perigos envolvidos por ai.

Isso é mais que um canhão de mídia, é mais que uma bomba atômica de mídia, os efeitos são ainda incaculávelmente devastadores, e virtualmente tal poder está e pode cair nas mãos de qualquer um. Desculpe a expressão da palavra, mas pode cair nas mãos de qualquer um idiota como "nós". Isso é extremamente bom, mas extremamente perigoso, e é exatamente por causa disso que precisamos saber como se proteger contra as informações falsas. Não compartilhe nada sem checar antes.

Na bíblia você terá várias recomendações sobre como proceder a apuração, investigação, e julgamento dos fatos de forma imparcial e sem hipocrisia. Podemos usar os mesmos princípios para as notícias da internet, basta que não nos deixemos desviar o nosso foco para o vulcão em erupção das "fake news", que se multiplicam em tempos de eleição, e olharmos atentos para a palavra e colocá-la em prática.

Sentimentos são bons na vida do homem, mas não são bons para analisar as coisas. Se você quer julgar um time, vai ter então que tirar a camisa do time, precisa ser neutro. A verdade é neutra. Se você ama demais tende a amenizar as maldades daquilo que ama. Se odeia tende a exagerar as maldades.

Você ama uma pessoa? Se ela faz o mal você tende a justificar "não é bem assim..." Você a odeia? Você tende a exagerar qualquer rumor de fato sobre a vida da pessoa, o menor rumor sem comprovação pode desencadear um ataque de fúria no seu coração e te levar a crer precipitadamente.

Mentiras e boatos se sevem de uma brecha na capacidade humana de aprender e perceber as coisas para prevalecer e levar cativos mentes e corações dominado-os completamente. Tais notícias podem levar nossos corações cativos a mentira, e criar em nós paranóias e medos infundados, ou expectativas de bonança irreais.

Esquerda e direita, eu vejo muitas pessoas, inclusive alguns cristãos, espalhando "fake news" no calor das emoções. Cego está quem julga que "só o lado de lá" está espalhando fake news. Boa parte das notícias falsas espalhadas são espalhadas por pessoas de "bom coração", achando que estão fazendo uma coisa boa ou alertando alguém. Esta é alias a isca para te induzir a compartilhar, te fazer achar que está fazendo algo de útil.

Com certeza precisamos rápido tornar o checar as notícias, ler matérias inteiras e não apenas os títulos e fotos, e interpretar os textos um hábito. Precisamos também entender que na internet é possível realizar montagens com fotos, vídeos e audios, por isso, sempre desconfie por mais convincente que uma imagem, áudio ou vídeo possa parecer.

Sei que isso é difícil quando quase 90% aproximadamente dos brasileiros pode ser considerado hoje um analfabeto funcional. A maioria por exemplo, tem pouco hábito de leitura, pouco tempo para leitura, dificilmente chega com tranquilidade ao final de um texto considerado mais longo como este que estou postando. Mas se não lemos bem não podemos opinar bem, nossa opinião fica baseada numa interpretação reduzida dos fatos.

Sobre tudo que devemos guardar, devemos guardar o coração, dele é que procede as fontes da vida! Que possamos não cair na tentação de ser como uma esquerda e direita delirantes, e que muitas vezes se tornam apenas uma o espelho da ignorância da outra. Não estou generalizando, mas que a incoerência não nos tome de assalto, e que os nossos olhos não saiam da palavra, e nosso coração esteja firmado no Senhor.

Os ataque nestes dias são fortes, mas Deus é maior.

Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Salmos 119:9
Share on Google Plus

Sobre o site ArrependeteBrasil

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.