Esquerda e Direita ; O Espelho da Ignorância


Algumas pessoas hoje estão: Bloqueando contatos, perdendo amigos, família, brigando, xingando, suspeitando mal, disseminando notícias falsas, ameaçando deixar de "seguir" páginas, se vendo umas as outras como inimigos, e tudo isso inflamadas por discursos políticos que demonizam constantemente o opositor.

Esta é uma tática muito utilizada em política, um discurso que demonize o candidato oponente e faça com que todos tenham esperança em você.

Nesta técnica de guerra seu inimigo sempre é perigoso, é um risco a democracia, vai tirar liberdades de todos, e etc. A extensão deste discurso terrorista eleitoral leva a instabilidades sociais e um clima de hostilidade entre todos, que sem razão, começarão a se odiar uns aos outros. Políticos corruptos não lutam por ideologias, para eles o que interessa é apenas dinheiro e poder. Corrupção e mentira não tem cor, nem lado, nem sexo, não tem religião, não tem esquerda e direita quando se tratam destes assuntos. A demonização irracional dos candidatos uns pelos outros tem deflagrado um clima de hostilidade e discórdia entre as pessoas na nação. Todos julgam estar lutando por um Brasil melhor, todos julgam estar lutando por liberdade. Quando você conversa com o pessoal da "direita" eles dizem temer uma ditadura comunista e perda de liberdades, dizem que o medo da esquerda é exagerado e sem fundamento. Quando conversa com o pessoal da "esquerda" eles dizem temer uma ditadura militar (ainda que todas ditaduras são militares, exceto a ditadura da opinião), e dizem ter medo de perder liberdades, e que o medo da direita de uma ditadura comunista é exagerado e sem fundamento.

Esquerda e direita neste país, no geral, são apenas um o reflexo da ignorância do outro, nada além disso. A esquerda e a direita são, em grande parte, apenas uma o espelho da ignorância da outra.

As pessoas hoje não podem escutar uma crítica que "ai, eu não vou seguir mais está página". E não estou falando da minha, mas é o clima que está rolando por ai. Os políticos se matam lá em cima e nós, vamos se matar aqui embaixo também? Na verdade para os que são corruptos, eles levarão vantagem seja num clima de instabilidade ou de estabilidade. Se o clima for instável culparão sempre o outro lado, se o clima for estável, tomarão as glórias para si como pacificadores da nação. Bolsonaro diz defender a democracia contra uma ditadura da esquerda, Haddad diz defender a democracia contra uma ditadtura de esquerda. Um demoniza o outro, um acusa o outro de mentiras, e ambos tem mentido. Algumas mentiras nos parecem propositais, já outras, nos parecem apenas fruto de mentes que se propõe a governar o Brasil mas que cada vez mais vão cansando na luta da propaganda, e perdendo a lógica e a razão.

A demonização do oponente é uma das piores armas da guerra política, mas é uma das mais poderosas, e é quase impossível ganhar uma eleição sem ela. Nossos dois candidatos estão fazendo uso indiscriminado dela infelizmente. A demonização do oponente não só demoniza o oponente, mas demoniza por extensão todos os eleitores do "demônio" seja ele "de direita" ou "de esquerda". Eleitores do Bolsonaro são todos demônios? Eleitores do Haddad são todos demônios? Quando criamos esta imagem demonizada das pessoas na nossa mente perdemos toda e qualquer empatia e identificação com o nosso semelhante, nesta hora, podemos perder o controle do clima hostil, afinal, você não está agredindo um "ser humano", você está agredindo um "demônio", um "fascista", um "racista", um "homofóbico", um "comunista", e assim por diante, todos os apelidos políticos que as militâncias partidárias destilam nas ruas e redes sociais a cada dia.

Ao demonizar um oponente e seus eleitores, se isso chegar ao extremo, e não penso que esteja chegando, mas se chegar, será por todos justificada a violência extrema contra o inimigo. Isso aconteceu em todas as revoluções do mundo praticamente, na francesa, nas revoluções comunistas, no fascismo, no nazismo, e assim por diante.

Precisamos pular fora deste mau sentimento, o verdadeiro "discurso de ódio" tem vindo dos dois lados. Isso é um chamado ao despertamento. Precisamos da mansidão das pombas, mas da prudencia das serpentes. Se tem um conselho que eu posso dar a todos é, se acalmem, e fiquem espertos cada vez mais.

A indignação/ira humana, jamais vai operar a justiça de Deus. Você não pode esquecer este versículo.
Share on Google Plus

Sobre o site ArrependeteBrasil

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.