Arrepende-te Brasil

"O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra." Salmos 121:2

Arrepende-te Brasil

Contra os falsos mestres

sábado, 3 de novembro de 2018

A erudição e a Mensagem da Cruz


Boa parte dos cristãos mais fervorosos que já existiram, mais fiéis, e mais verdadeiros, eram também pessoas sem cultura, sem muitas letras, com pouco, muito pouco ou nenhum estudo formal. Grande parte dos documentos e cartas mais espiritualmente inspiradas que conhecemos vieram de pessoas que não sabiam escrever direito, são cheias de erros gramaticais, ortográficos, etc.

Não estou dizendo que se você for uma pessoa assim, com pouca instrução formal, automaticamente se tornará num cristão fervoroso. Não se trata disso. Nem tampouco estou a dizer que ninguém deva estudar. Pode estudar.

Mas o principal que eu estou a dizer é que a mensagem da cruz é muito maior do que erudição, e que o excesso de erudição, pode inclusive colocar a mensagem da cruz em segundo plano. Pregadores que se preocupam mais com o sermão do que com o Deus do sermão.

Quando as pessoas terminam de ouvir uma mensagem e louvam mais o conhecimento do pregador (ou o "poder") do que a obra de Cristo, temo que este pregador tenha pregado seu sermão em vão, ou que tais pessoas o tenham escutado, com seus corações tão voltados para o homem, que não puderam perceber a Cristo (para sua própria perda).

Paulo tinha muitas letras, mas considerou tudo lixo quando conheceu Jesus. Pedro tinha poucas letras, mas não se gloriava de não as possuir, mas sim de ter sido possuído por Cristo. Não é sobre estudar muito ou pouco, é sobre ter Cristo ou não ter Cristo. Nem o estudo, e nem a falta dele, mas sim, o ser uma nova criatura.

Quem for entender, as vezes levará um tempo caminhando antes de ser capaz.

Deus abençoe a todos!