Arrepende-te Brasil

"O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra." Salmos 121:2

Arrepende-te Brasil

Contra os falsos mestres

sábado, 3 de novembro de 2018

Discussões intermináveis & infrutíferas


Muitos debates atuais terminam em ofensas pessoais, e são movidos por sentimentos egoístas de vaidade, desejo por aplausos e reconhecimento. Mesmo na igreja. Discussões deste tipo são infrutíferas, devemos aprender a reconhecer e evitar as pessoas que engatam uma conversa conosco neste espírito. Tais pessoas estão tão cegas por suas próprias convicções, e tão dominadas por suas próprias razões, elas tem tanta certeza de que estão certas, que não é possível sequer haver uma conversa.

Tal é o sentimento predominante entre os militantes e ativistas de determinadas causas, sejam elas políticas ou religiosas. Este tipo de fanatismo irracional também atinge torcedores futebolistas, e a prova de que cega as pessoas é que torcidas organizadas se agridem e se matam em nome de defender o seu time de futebol. Qual a razão para brigar por um time de futebol e morrer por ele? A única razão é ter perdido completamente a razão, pois não há razão.

Você consegue perceber se você está neste sentimento quando se sente demasiadamente irritado quando conversa com alguém que educadamente contraria a sua opinião. Não suportar ser contrariado, ainda que educadamente e com argumentos racionais, é um sintoma de que você poderá estar neste espírito. Pessoas neste espírito geralmente não combatem a ideia do seu próximo, mas a pessoa dele.

Não combatem a ideia porque nem mesmo prestam atenção a ela. Qualquer pessoa que contrarie sua opinião, como todo militante e ativista é um ouvinte sem paciência, normalmente ele vai reagir como um cão raivoso. Se passar em frente ao portão da casa ele vai latir sem parar, e depois dizer que a culpa é sua, pois você quem provocou. Discordou das ideias de um militante ou ativista? Você será racista, fascista, comunista, etc, etc, etc.

Atacam pessoas e não as ideias das pessoas. Nosso tempo é um dom de Deus, não perca tempo em debates inúteis, isso é uma armadilha.

Isso acontece entre esquerdistas e direitistas, entre calvinistas e arminianos, entre católicos e protestantes, entre palmeirenses e corintianos, enfim, "acontece nas melhores famílias".

Em matéria de fé, o conselho bíblico, que pode se estender em certa medida a outras situações da nossa vida, está abaixo.

"Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós," 1 Pedro 3:15

"Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos." 2 Timóteo 2:22-26