sábado, 30 de maio de 2020

Como a igreja primitiva passou o evangelho aos que não sabiam ler? #6

Todos nós sabemos que Deus não pode ser esculpido pela imaginação humana. Na bíblia lemos sobre os ídolos, sobre pessoas que acreditam que imagens esculpidas por homens são deuses. Na Grécia antiga por exemplo, eles tinham muitos deuses, e as estátuas esculpidas eram literalmente veneradas como se fossem o próprio deus. Na cultura indiana temos o mesmo exemplo, há locais de culto em que as imagens esculpidas são tidas como se fossem a pessoa do próprio deus ou como se fossem algo tão sagrado quanto ele.

Uns bons anos atrás conheci alguns irmãos de uma não tão pequena igreja que por causa da proibição bíblica de idolatria a imagens acabaram criando um entendimento, ao meu ver equivocado, de que até mesmo o uso de fotos de pessoas ou entes queridos seria uma forma de idolatria. Tais irmãos na época não utilizavam celulares do tipo smartphone, e as únicas fotos que carregavam em suas carteiras era dos seus documentos de identificação. Eles também não utilizavam roupas ou até mesmo panos de prato com quaisquer tipos de estampas ou desenhos, seja de homens, seja de animais, seja de coisas da natureza como flores, pássaros, rios ou mar.

Eles pensavam que não deveriam fazer imagem de nenhum tipo.

Uma coisa que poucos cristãos atualmente sabem é que na época da igreja primitiva, dos primeiros cristãos, o acesso a bíblias não era possível, por vários motivos. Um deles é que a bíblia tal qual conhecemos hoje, estes sessenta e poucos livros que temos bonitinhos e encadernados com zíper ou disponíveis na internet, simplesmente não existiam. Muitos dos livros do novo testamento de hoje nem haviam sido escritos, e quando escritos não havia facilidade de cópia. As cópias eram feitas lentamente e completamente a mão. Além de tudo era muito caro conseguir uma cópia, não era todo mundo que tinha dinheiro, e os livros eram rolos, muito volumosos.

Estes não eram ainda os maiores problemas, um grande obstáculo era que a maior parte das pessoas era gente sem letras, analfabetos. Eles não sabiam ler e nem escrever e por isso a igreja primitiva utilizou pinturas de cenas do evangelho como forma de espalhar a mensagem entre os que não sabiam ler. Nas catacumbas onde os primeiros cristãos se reunião, em suas cavernas, você pode encontrar até hoje algumas destas imagens, deste desenho que foram utilizados pelos primeiros cristãos como forma de passar a sua fé de modo acessível para aqueles que não sabiam ler. Foi uma solução criativa daqueles dias.

Hoje muitos criticam desenhos, filmes, até mesmo bíblicos, mas eles foram e ainda são instrumento de comunicar a mensagem do Salvador que Deus enviou ao mundo.

É por isso que ao meu ver algumas vezes exageramos na nossa lista de regras, proibições e pecados, apenas por falta de conhecimento, ou de escutar um outro ponto de vista, uma opinião diferente da nossa ou da do nosso grupo.

O evangelho é mais que um livro. A palavra de Deus é mais que um livro.