segunda-feira, 18 de maio de 2020

Eles eram mais santos que os demais? #3

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Hebreus 10:19

O pensamento mais comum é que apenas as pessoas com maior santidade serão capazes de se aproximar de Deus, porém, a verdade dos fatos é que quase nunca é assim que funciona. Nos evangelhos temos pessoas que por sua ousadia e coragem se aproximaram de Jesus e nenhuma delas foi lançada fora.

Será que elas eram mais santas que as demais?

Não foram os campeões de santidade daqueles dias os que tocaram ou foram tocados por Deus, foram justamente os pecadores. Você vai ver a imunda mulher com fluxo de sangue, ou a pecadora que lavou os pés de Cristo com lágrimas, ou até mesmo João, que ousou mais que os outros na ceia e reclinou-se no peito de Jesus.

Todas estas pessoas conseguiram chegar perto de Deus, não pela sua santidade mas por ousadia. Ousaram se aproximar do divino e não foram recusadas.

Por acaso você acha que João era mais santo e especial que os demais discípulos e por causa disso ele foi capaz de se aproximar mais de Jesus?

João era igual aos demais, seus erros estão escritos nos evangelhos, ou nenhum de nós se lembra quando uma vez ele quis queimar uma cidade com fogo por rejeitar a sua pregação?

Ele não era mais santo mas foi o mais ousado.

Muitos olham para seus pecados, ficam tímidos, se tornam covardes, ficam com medo de Deus, acham que Deus lançará fora os pecadores. Pedro foi assim, quando encontrou Jesus pela primeira vez disse que Ele deveria se afastar dele por ele ser pecador. A resposta de Jesus foi uma só "não tenha medo"!

Nenhuma pessoa se achega a Deus por ser santo, ele não veio buscar os santos, mas os pecadores.

O medo, a timidez ou a ousadia? A escolha é sua.