quinta-feira, 21 de maio de 2020

Duvidar faz parte #5

"Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Mateus 27:46 

A dúvida faz parte do processo de construção da fé. Jeremias, Elias, Jesus, Salmos. Em muitas passagens da bíblia vemos que homens e mulheres de Deus questionaram, duvidaram, ainda assim, eles tinham fé. A fé não significa ausência de dúvidas ou de questionamentos. Uma fé sem dúvidas, sem questões,  sem medos,  é uma fé fraca, é uma fé cega, é uma fé frágil.

Muitos acham que dúvidas e questionamentos afastam as pessoas da fé. Eu penso ser o contrário, uma fé que teme ser questionada não pode ser uma fé racional.

Além do mais, somos humanos, fracos. Quando em aperto Jeremias questionou se Deus não era apenas uma ilusão. Elias ou os salmos,  também possuem diversas dúvidas e angústias da alma humana. Há uma dúvida que não é pecado mas que pode ser uma passagem para uma fé maior e mais robusta.

Até Jesus na cruz exclamou se Deus por acaso não lhe houvera abandonado.  Algumas vezes andamos em trevas, não vemos nada. Com o tempo aprendemos que deixamos de ver certas coisas para que possamos prestar atenção a outras que antes tinham saído do nosso foco.

A fé que não teme expor a Deus as suas duvidas é a que Cristo pregou no madeiro.

Duvidar faz parte. É bom duvidar para você ter uma fé melhor.