sábado, 30 de maio de 2020

Um Deus que vai além dos nossos termos #7

"O Senhor seja engrandecido além dos termos de Israel." Malaquias 1:5

O mundo é maior do que o quintal da nossa casa. Pensar o evangelho e a nossa comunhão com Deus fora do contexto, fora da caixinha, na qual estamos acostumados pode ser uma experiência transformadora de vida. Nos evangelhos Jesus levou os discípulos a novas experiências e lugares onde eles puderam ver a obra de Deus acontecer fora daquilo que eles estavam acostumados em sua religião. Mesmo os judeus no passado experimentaram uma amarga lição quando foram em cativeiro para Babilônia e ali foram forçados a improvisar uma forma de culto totalmente nova já que eles não tinham mais o templo, estavam em terra estrangeira.

Todo o culto no antigo testamento girava em torno do templo judeu, as ofertas eram dadas ali, as festas dependiam dele, os sacerdotes, enfim, haviam centenas de prescrições obrigatórias relacionadas ao templo. Quando os judeus se viram numa terra estrangeira, sem o seu templo, sem suas roupas sacerdotais, sem ter como fazer devidamente os seus sacrifícios, eles precisaram ser criativos e ali ampliaram os limites da sua tenda, e acharam um modo de continuar cultuando a Deus mesmo numa terra estrangeira. Vemos por exemplo a história de Daniel, ele manteve a sua comunhão com Deus mesmo que não pudesse mais frequentar o templo sempre.

A bíblia conta que Daniel era um homem cheio do Espírito Santo, e todos sabemos que somos templo do Espírito Deus, e que a nossa vida é o culto que agrada ao Senhor.

Hoje por causa deste vírus muitos cristãos aprenderam o valor de cultos nos lares, ou cultos online, ou até mesmo o valor da comunhão pessoal e solitária com Deus.

Há muitas coisas que precisamos aprender, lá fora, fora da nossa caixinha, fora da nossa zona de conforto, fora daquilo que para nós é convencional e que estamos acostumados relacionado as coisas de Deus. Missionários muitas vezes tomam muitas atitudes e decisões que deixariam chocados cristãos que apenas vivem a sua vida de igreja aos domingos no pico da sua santidade. Se você tentar viver o cristianismo no dia a dia, na prática, vai ver que muito do que você hoje acha que é certo algumas vezes esta errado, e muito do que você acha que sabe, não vai aproveitar para coisa alguma. Mesmo pastores que nunca tiveram uma experiência de campo, no campo da vida, não sabem o que estão perdendo, a vida é mais do que a sua congregação.

Tem coisas sobre Deus que precisamos aprender colocando a mão na massa, não apenas na teoria, e para isso, nada melhor do que uma experiência fora dos nossos limites de costume. Fora daquilo que a gente acha que já sabe Deus também é Deus. Algumas vezes precisamos encontrá-lo de uma forma renovadora, não somente dentro de nós, mas também lá fora, fora daquilo que estamos acostumados e já é uma anestesiante rotina.